segunda-feira, 14 de maio de 2012


ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE QUEIROZ”
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Teixeiras - MG






Diretora: Maria Aparecida de Carvalho Queiroz



Supervisoras:  Adriana Rigueira da Cruz
                         Cristina dos Santos Ribas




Coordenadoras  do Projeto:
Gabriela Ferreira Soares (Professora de Geografia)
Maria Nazareth Fialho (Professora de história)

ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE QUEIROZ”
 TEIXEIRAS- MG
Projeto pedagógico Interdisciplinar / 2011


Tema:      
      
Somos IGUAIS,
            Podemos viver em PAZ


1-    Marco Referencial:

1.1-           Marco Situacional:
O registro da nossa história traz os feitos mais relevantes e o nome de seus heróis e protagonistas. Mas, e os atores coadjuvantes? E o elenco dos bastidores?
Não é mais possível trabalhar só “a história dos vencedores, ou radicalizarmos e explorarmos somente a“ história dos vencidos. Chegou o momento de contemplarmos todos os segmentos.
A Escola Estadual “Antônio Moreira de Queiroz” pretende, em forma de projeto, realizar uma proposta que proporcione aos educandos, situações que os levem a valorizar a contribuição do negro no desenvolvimento, tanto no plano econômico, político e cultural, como no estético, espiritual e ético, bem como a Educação Inclusiva.

1.2 – Marco Doutrinal:
  Na perspectiva historiográfica da atualidade, o povo é protagonista.         Assim, é preciso conhecer esse povo, pesquisando suas manifestações mais diversas.
Neste contexto de globalização, é urgente conhecermos os nossos valores para que não estejamos sujeitos à dominação cultural imposta pela força econômica. Esta é a proposta pedagógica da disciplina História, de nossa escola.

1.3 – Marco Operativo:
  Pretendemos realizar um trabalho integrado com as escolas: Centro Educacional Rainha da Paz e “Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha” ; trabalho esse de caráter interdisciplinar, onde possamos temporalizar e localizar os acontecimentos que, de uma maneira geral, envolvem o preconceito e a discriminação em nosso país, associando os eventos históricos, culturais ou científicos à necessidade da Paz.
Buscaremos oportunizar aos nossos alunos discutir, opinar, reivindicar direitos, conhecer deveres e, principalmente, agir para a mudança, por um mundo sem discriminação, sem preconceito e principalmente respeitando as diferenças. Afinal, somos todos iguais e podemos viver na Paz.

2 – Diagnóstico da realidade  

Na atualidade já é prática freqüente o desenvolvimento de projetos que visam a ampliação das atividades restritas ao espaço circunscrito à escola.
Há, também, entre os professores de todas as esferas, uma necessidade de entrosamento e conhecimento da realidade dos conteúdos que norteiam as demais disciplinas.
A Lei Federal 10639/03 trata da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”. No entanto, a nossa proposta de trabalho vai muito além da mesma, uma vez que temos também o intuito de despertar o interesse dos nossos alunos por conteúdos que os levem a ler, refletir, conhecer, debater permanentemente a questão étnico-racial, como também a educação inclusiva , além de criar meios eficientes à inserção deste tema dentro e fora da escola.
Dessa forma, pretende-se influenciar positivamente na ampliação da auto-estima, propiciando um trabalho mais consciente relacionado ao auto-conhecimento e à consciência corporal do aluno, ampliar criticamente as reflexões sobre a auto-imagem pessoal e de grupo, e, através do processo de redescobrimento de sua origem, rememorar memórias, a fim de beneficiar o conhecimento de sua ancestralidade e da cultura de seu município.
            Consideramos de suma importância o estreitamento da relação Superintendência Regional de Ensino, Universidade Federal de Viçosa, professores, pais e alunos, já que, nos dias de hoje, constituem o alvo maior de toda a comunidade escolar.


3 – Programação:

3.1- Objetivos:
- Realizar um trabalho integrado com outras escolas e de caráter interdisciplinar
- Promover atividades culturais periódicas no sentido de valorizar e desmistificar a cultura afro-brasileira
- Ampliar a visão dos conteúdos ministrados em sala de aula
- Despertar o interesse por temas que levarão ao conhecimento de textos de diversos gêneros
- Ler, comentar e interpretar fatos a partir de livros paradidáticos
- Preparar os alunos como agentes críticos, construtores e transformadores da sua própria história
3.2 – Estratégias
- Análise da história de Teixeiras: cultura e legado afro no município
- Organizar com as classes, paródias, poesias, redações
- Estudos comparativos de músicas e/ou textos
- Trabalhos com revistas e textos jornalísticos
- Realização de palestras
- Organização de debates, faixas e murais

3.3-Público Alvo
- Ensino Fundamental (Primeiro ao Nono ano)

3.4- Equipe de apoio:
   - Graduandos da UFV - Universidade Federal de Viçosa
Carla de Souza Rocha, Victor Carneiro, Diego Ingran Lopes e  Ana Carolina Santos e Silva

 -Professor Coordenador:
Prof. Dr. Edson Soares Fialho
Chefe do Depto de Geografia da Universidade Federal de Viçosa
Coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia

- Representantes do grupo Pro- Afro: Superintendência Regional de Ensino

3.5- Sugestões de participação dos conteúdos:

-História: historiomusicando, temporalização, palestra, confecção de paradidáticos
-Geografia: localização dos fatos, formação étnica do povo brasileiro
-Ciências : Doenças e vacinas
- Matemática: Gráficos, tabelas, porcentagens, levantamentos estatísticos
-Inglês: Influências culturais, músicas, textos
-Português: Textos, redações, reportagens, concurso de poemas
-Ciências: Indústrias farmacêuticas, tratamento de água
-Artes: Concurso de cartazes, apresentações artísticas, paródias
-Educação Física: Esporte, danças, jogos
- Atualidades, Geografia e História: Textos, reportagens, debates
-Ensino religioso: Mensagens, confraternizações, cânticos





3.6-Metodologia (Propostas de atividades):

1º Etapa: Idealização

                        - Realização de encontros, convites, confecções de camisas, reuniões de planejamento e produção de um plano de trabalho sistematizado em forma de projeto interdisciplinar e integrado com outras escolas.

2º Etapa: Abertura do Projeto
- Abertura Oficial – Igreja Matriz
- Apresentação do mural e tema
- Celebração da palavra
            - Apresentações das escolas: “E.E Antônio Moreira de Queiroz”, “E.E. Dr. Mariano da Rocha”  e  “Escola Rainha da Paz”.

3º Etapa: Desenvolvimento do Projeto
- Palestras
           - Oficina com os alunos da Universidade Federal de Viçosa, retratando a memória cultural da zona rural e urbana de Teixeiras.
            - Resgatando as raízes de Teixeiras - Apresentações de influências culturais- Festa Julina: “Braços dados pela Paz” (“Esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”)
            -Apresentação e exposição dos trabalhos afro-brasileiros confeccionados.
- O legado negro através da culinária
- Músicas
- Seminário
- Trabalhos em equipe
- Painéis
- Palestras
- Paródias,
- Faixas e cartazes
- Historiomusicando
-Lanche comunitário (comidas típicas afro-brasileiras)
                        -Sessões de filmes
           -Trabalhos artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes (professores e alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
                      -Apresentação dos trabalhos confeccionados.
- O legado negro através da culinária
- Feira Cultural “Afro-Brasileira”

 4º Etapa: Encerramento do Projeto:

- Culminância: Apresentações na praça  Arthur Bernardes com as escolas: “E.E. Dr. Mariano da Rocha”, “E.E. Antônio Moreira de Queiroz” e “Escola Rainha da Paz”




4 - Cronograma:

- Março- Abril

    - Idealização

- Maio
                 - Abertura oficial do Projeto
               - Apresentação do cartaz e teatro
     - Palestra: Cláudia Rodrigues
                      Ana Maria da Silva Rubim

- Junho- Julho:

            - Oficina: Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (Coordenação do professor Dr. Edson Soares Fialho)
     - Festa Julina: Braços dados pela Paz
     -Trabalhos artesanais
     -Coreografias
     -Maquetes
     -Faixas e cartazes
     -Painéis
     -Trabalhos em equipe

- Agosto- Setembro:

                             - Auditório: Dia do Estudante
     -Apresentação e exposição dos trabalhos afro-brasileiros confeccionados
     -O legado negro através da culinária, músicas, paródias, poesias, cartazes
     -Sessões de filmes
     -Lanche comunitário (comidas típicas afro-brasileiras)
                            -Feira Cultural “Afro-Brasileira”


-Outubro – Novembro
   -Trabalhos artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes e outros (professores e alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
                        -Historiomusicando
                        -Seminário
    -Palestra: Representantes do grupo Pró- Afro -SRE
    - Culminância e encerramento
  



    -20/11/2011- Dia Nacional da Consciência Negra


“Por um mundo sem discriminação, sem preconceito.
Somos todos IGUAIS,
Podemos viver em PAZ! ”




Conclusão:
É impossível falar de cultura brasileira sem destacar as matrizes africanas que a compõem.
Assim, não existe a pretensão de concluir o presente trabalho, mas sim levar constantemente ao sistema escolar as informações, vivências, conteúdos e mentalidade que privilegiem a diversidade, aumentem a auto-estima dos afro-  brasileiros e discutam o preconceito com bases conceituais com a seriedade e qualificação que requer o tema.
 ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE QUEIROZ”
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Teixeiras - MG






Diretora: Maria Aparecida de Carvalho Queiroz



Supervisoras:  Adriana Rigueira da Cruz
                         Cristina dos Santos Ribas




Coordenadoras  do Projeto:
Gabriela Ferreira Soares (Professora de Geografia)
Maria Nazareth Fialho (Professora de história)

ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE QUEIROZ”
 TEIXEIRAS- MG
Projeto pedagógico Interdisciplinar / 2011


Tema:      
      
Somos IGUAIS,
            Podemos viver em PAZ


1-    Marco Referencial:

1.1-           Marco Situacional:
O registro da nossa história traz os feitos mais relevantes e o nome de seus heróis e protagonistas. Mas, e os atores coadjuvantes? E o elenco dos bastidores?
Não é mais possível trabalhar só “a história dos vencedores, ou radicalizarmos e explorarmos somente a“ história dos vencidos. Chegou o momento de contemplarmos todos os segmentos.
A Escola Estadual “Antônio Moreira de Queiroz” pretende, em forma de projeto, realizar uma proposta que proporcione aos educandos, situações que os levem a valorizar a contribuição do negro no desenvolvimento, tanto no plano econômico, político e cultural, como no estético, espiritual e ético, bem como a Educação Inclusiva.

1.2 – Marco Doutrinal:
  Na perspectiva historiográfica da atualidade, o povo é protagonista.         Assim, é preciso conhecer esse povo, pesquisando suas manifestações mais diversas.
Neste contexto de globalização, é urgente conhecermos os nossos valores para que não estejamos sujeitos à dominação cultural imposta pela força econômica. Esta é a proposta pedagógica da disciplina História, de nossa escola.

1.3 – Marco Operativo:
  Pretendemos realizar um trabalho integrado com as escolas: Centro Educacional Rainha da Paz e “Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha” ; trabalho esse de caráter interdisciplinar, onde possamos temporalizar e localizar os acontecimentos que, de uma maneira geral, envolvem o preconceito e a discriminação em nosso país, associando os eventos históricos, culturais ou científicos à necessidade da Paz.
Buscaremos oportunizar aos nossos alunos discutir, opinar, reivindicar direitos, conhecer deveres e, principalmente, agir para a mudança, por um mundo sem discriminação, sem preconceito e principalmente respeitando as diferenças. Afinal, somos todos iguais e podemos viver na Paz.

2 – Diagnóstico da realidade  

Na atualidade já é prática freqüente o desenvolvimento de projetos que visam a ampliação das atividades restritas ao espaço circunscrito à escola.
Há, também, entre os professores de todas as esferas, uma necessidade de entrosamento e conhecimento da realidade dos conteúdos que norteiam as demais disciplinas.
A Lei Federal 10639/03 trata da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”. No entanto, a nossa proposta de trabalho vai muito além da mesma, uma vez que temos também o intuito de despertar o interesse dos nossos alunos por conteúdos que os levem a ler, refletir, conhecer, debater permanentemente a questão étnico-racial, como também a educação inclusiva , além de criar meios eficientes à inserção deste tema dentro e fora da escola.
Dessa forma, pretende-se influenciar positivamente na ampliação da auto-estima, propiciando um trabalho mais consciente relacionado ao auto-conhecimento e à consciência corporal do aluno, ampliar criticamente as reflexões sobre a auto-imagem pessoal e de grupo, e, através do processo de redescobrimento de sua origem, rememorar memórias, a fim de beneficiar o conhecimento de sua ancestralidade e da cultura de seu município.
            Consideramos de suma importância o estreitamento da relação Superintendência Regional de Ensino, Universidade Federal de Viçosa, professores, pais e alunos, já que, nos dias de hoje, constituem o alvo maior de toda a comunidade escolar.


3 – Programação:

3.1- Objetivos:
- Realizar um trabalho integrado com outras escolas e de caráter interdisciplinar
- Promover atividades culturais periódicas no sentido de valorizar e desmistificar a cultura afro-brasileira
- Ampliar a visão dos conteúdos ministrados em sala de aula
- Despertar o interesse por temas que levarão ao conhecimento de textos de diversos gêneros
- Ler, comentar e interpretar fatos a partir de livros paradidáticos
- Preparar os alunos como agentes críticos, construtores e transformadores da sua própria história
3.2 – Estratégias
- Análise da história de Teixeiras: cultura e legado afro no município
- Organizar com as classes, paródias, poesias, redações
- Estudos comparativos de músicas e/ou textos
- Trabalhos com revistas e textos jornalísticos
- Realização de palestras
- Organização de debates, faixas e murais

3.3-Público Alvo
- Ensino Fundamental (Primeiro ao Nono ano)

3.4- Equipe de apoio:
   - Graduandos da UFV - Universidade Federal de Viçosa
Carla de Souza Rocha, Victor Carneiro, Diego Ingran Lopes e  Ana Carolina Santos e Silva

 -Professor Coordenador:
Prof. Dr. Edson Soares Fialho
Chefe do Depto de Geografia da Universidade Federal de Viçosa
Coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia

- Representantes do grupo Pro- Afro: Superintendência Regional de Ensino

3.5- Sugestões de participação dos conteúdos:

-História: historiomusicando, temporalização, palestra, confecção de paradidáticos
-Geografia: localização dos fatos, formação étnica do povo brasileiro
-Ciências : Doenças e vacinas
- Matemática: Gráficos, tabelas, porcentagens, levantamentos estatísticos
-Inglês: Influências culturais, músicas, textos
-Português: Textos, redações, reportagens, concurso de poemas
-Ciências: Indústrias farmacêuticas, tratamento de água
-Artes: Concurso de cartazes, apresentações artísticas, paródias
-Educação Física: Esporte, danças, jogos
- Atualidades, Geografia e História: Textos, reportagens, debates
-Ensino religioso: Mensagens, confraternizações, cânticos





3.6-Metodologia (Propostas de atividades):

1º Etapa: Idealização

                        - Realização de encontros, convites, confecções de camisas, reuniões de planejamento e produção de um plano de trabalho sistematizado em forma de projeto interdisciplinar e integrado com outras escolas.

2º Etapa: Abertura do Projeto
- Abertura Oficial – Igreja Matriz
- Apresentação do mural e tema
- Celebração da palavra
            - Apresentações das escolas: “E.E Antônio Moreira de Queiroz”, “E.E. Dr. Mariano da Rocha”  e  “Escola Rainha da Paz”.

3º Etapa: Desenvolvimento do Projeto
- Palestras
           - Oficina com os alunos da Universidade Federal de Viçosa, retratando a memória cultural da zona rural e urbana de Teixeiras.
            - Resgatando as raízes de Teixeiras - Apresentações de influências culturais- Festa Julina: “Braços dados pela Paz” (“Esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”)
            -Apresentação e exposição dos trabalhos afro-brasileiros confeccionados.
- O legado negro através da culinária
- Músicas
- Seminário
- Trabalhos em equipe
- Painéis
- Palestras
- Paródias,
- Faixas e cartazes
- Historiomusicando
-Lanche comunitário (comidas típicas afro-brasileiras)
                        -Sessões de filmes
           -Trabalhos artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes (professores e alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
                      -Apresentação dos trabalhos confeccionados.
- O legado negro através da culinária
- Feira Cultural “Afro-Brasileira”

 4º Etapa: Encerramento do Projeto:

- Culminância: Apresentações na praça  Arthur Bernardes com as escolas: “E.E. Dr. Mariano da Rocha”, “E.E. Antônio Moreira de Queiroz” e “Escola Rainha da Paz”




4 - Cronograma:

- Março- Abril

    - Idealização

- Maio
                 - Abertura oficial do Projeto
               - Apresentação do cartaz e teatro
     - Palestra: Cláudia Rodrigues
                      Ana Maria da Silva Rubim

- Junho- Julho:

            - Oficina: Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (Coordenação do professor Dr. Edson Soares Fialho)
     - Festa Julina: Braços dados pela Paz
     -Trabalhos artesanais
     -Coreografias
     -Maquetes
     -Faixas e cartazes
     -Painéis
     -Trabalhos em equipe

- Agosto- Setembro:

                             - Auditório: Dia do Estudante
     -Apresentação e exposição dos trabalhos afro-brasileiros confeccionados
     -O legado negro através da culinária, músicas, paródias, poesias, cartazes
     -Sessões de filmes
     -Lanche comunitário (comidas típicas afro-brasileiras)
                            -Feira Cultural “Afro-Brasileira”


-Outubro – Novembro
   -Trabalhos artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes e outros (professores e alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
                        -Historiomusicando
                        -Seminário
    -Palestra: Representantes do grupo Pró- Afro -SRE
    - Culminância e encerramento
  



    -20/11/2011- Dia Nacional da Consciência Negra


“Por um mundo sem discriminação, sem preconceito.
Somos todos IGUAIS,
Podemos viver em PAZ! ”




Conclusão:
É impossível falar de cultura brasileira sem destacar as matrizes africanas que a compõem.
Assim, não existe a pretensão de concluir o presente trabalho, mas sim levar constantemente ao sistema escolar as informações, vivências, conteúdos e mentalidade que privilegiem a diversidade, aumentem a auto-estima dos afro-  brasileiros e discutam o preconceito com bases conceituais com a seriedade e qualificação que requer o tema.