ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE
QUEIROZ”
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Teixeiras - MG
Diretora: Maria Aparecida de Carvalho Queiroz
Supervisoras: Adriana Rigueira da Cruz
Cristina dos Santos
Ribas
Coordenadoras do Projeto:
Gabriela
Ferreira Soares (Professora de Geografia)
Maria
Nazareth Fialho (Professora de história)
ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE
QUEIROZ”
TEIXEIRAS- MG
Projeto pedagógico
Interdisciplinar / 2011
Tema:
Somos IGUAIS,
Podemos viver em PAZ
1-
Marco Referencial:
1.1-
Marco Situacional:
O registro da nossa
história traz os feitos mais relevantes e o nome de seus heróis e
protagonistas. Mas, e os atores coadjuvantes? E o elenco dos bastidores?
Não é mais possível
trabalhar só “a história dos vencedores, ou radicalizarmos e explorarmos
somente a“ história dos vencidos. Chegou o momento de contemplarmos todos os
segmentos.
A Escola Estadual
“Antônio Moreira de Queiroz” pretende, em forma de projeto, realizar uma
proposta que proporcione aos educandos, situações que os levem a valorizar a
contribuição do negro no desenvolvimento, tanto no plano econômico, político e
cultural, como no estético, espiritual e ético, bem como a Educação Inclusiva.
1.2 – Marco Doutrinal:
Na perspectiva historiográfica da atualidade,
o povo é protagonista. Assim, é
preciso conhecer esse povo, pesquisando suas manifestações mais diversas.
Neste contexto de globalização, é urgente conhecermos os
nossos valores para que não estejamos sujeitos à dominação cultural imposta
pela força econômica. Esta é a proposta pedagógica da disciplina História, de
nossa escola.
1.3 – Marco Operativo:
Pretendemos realizar um trabalho integrado com
as escolas: Centro Educacional Rainha da Paz e “Escola Estadual Dr. Mariano da
Rocha” ; trabalho esse de caráter interdisciplinar, onde possamos temporalizar
e localizar os acontecimentos que, de uma maneira geral, envolvem o preconceito
e a discriminação em nosso país, associando os eventos históricos, culturais ou
científicos à necessidade da Paz.
Buscaremos
oportunizar aos nossos alunos discutir, opinar, reivindicar direitos, conhecer
deveres e, principalmente, agir para a mudança, por um mundo sem discriminação,
sem preconceito e principalmente respeitando as diferenças. Afinal, somos todos
iguais e podemos viver na Paz.
2 – Diagnóstico
da realidade
Na atualidade já é
prática freqüente o desenvolvimento de projetos que visam a ampliação das
atividades restritas ao espaço circunscrito à escola.
Há, também, entre os
professores de todas as esferas, uma necessidade de entrosamento e conhecimento
da realidade dos conteúdos que norteiam as demais disciplinas.
A Lei Federal 10639/03 trata da obrigatoriedade da
temática “História e Cultura Afro- Brasileira”. No entanto, a nossa proposta de
trabalho vai muito além da mesma, uma vez que temos também o intuito de
despertar o interesse dos nossos alunos por conteúdos que os levem a ler,
refletir, conhecer, debater permanentemente a questão étnico-racial, como também
a educação inclusiva , além de criar meios eficientes à inserção deste tema
dentro e fora da escola.
Dessa forma,
pretende-se influenciar positivamente na ampliação da auto-estima, propiciando
um trabalho mais consciente relacionado ao auto-conhecimento e à consciência
corporal do aluno, ampliar criticamente as reflexões sobre a auto-imagem
pessoal e de grupo, e, através do processo de redescobrimento de sua origem,
rememorar memórias, a fim de beneficiar o conhecimento de sua ancestralidade e
da cultura de seu município.
Consideramos
de suma importância o estreitamento da relação Superintendência Regional de
Ensino, Universidade Federal de Viçosa, professores, pais e alunos, já que, nos
dias de hoje, constituem o alvo maior de toda a comunidade escolar.
3 –
Programação:
3.1- Objetivos:
- Realizar um
trabalho integrado com outras escolas e de caráter interdisciplinar
- Promover
atividades culturais periódicas no sentido de valorizar e desmistificar a cultura
afro-brasileira
- Ampliar a visão
dos conteúdos ministrados em sala de aula
- Despertar o
interesse por temas que levarão ao conhecimento de textos de diversos gêneros
- Ler, comentar e
interpretar fatos a partir de livros paradidáticos
- Preparar os alunos
como agentes críticos, construtores e transformadores da sua própria história
3.2 – Estratégias
- Análise da
história de Teixeiras: cultura e legado afro no município
- Organizar com as
classes, paródias, poesias, redações
- Estudos
comparativos de músicas e/ou textos
- Trabalhos com
revistas e textos jornalísticos
- Realização de
palestras
- Organização de
debates, faixas e murais
3.3-Público Alvo
- Ensino
Fundamental (Primeiro ao Nono ano)
3.4- Equipe de apoio:
- Graduandos da UFV - Universidade Federal de Viçosa
Carla de Souza Rocha, Victor Carneiro, Diego Ingran
Lopes e Ana Carolina Santos e Silva
-Professor Coordenador:
Prof. Dr. Edson Soares Fialho
Chefe do Depto de Geografia da Universidade Federal
de Viçosa
Coordenador do Laboratório de Biogeografia e
Climatologia
- Representantes do grupo Pro-
Afro: Superintendência Regional de Ensino
3.5- Sugestões de participação dos conteúdos:
-História:
historiomusicando, temporalização, palestra, confecção de paradidáticos
-Geografia:
localização dos fatos, formação étnica do povo brasileiro
-Ciências
: Doenças e vacinas
-
Matemática: Gráficos, tabelas, porcentagens, levantamentos estatísticos
-Inglês:
Influências culturais, músicas, textos
-Português:
Textos, redações, reportagens, concurso de poemas
-Ciências:
Indústrias farmacêuticas, tratamento de água
-Artes:
Concurso de cartazes, apresentações artísticas, paródias
-Educação
Física: Esporte, danças, jogos
-
Atualidades, Geografia e História: Textos, reportagens, debates
-Ensino
religioso: Mensagens, confraternizações, cânticos
3.6-Metodologia (Propostas de atividades):
1º Etapa: Idealização
-
Realização de encontros, convites, confecções de camisas, reuniões de
planejamento e produção de um plano de trabalho sistematizado em forma de
projeto interdisciplinar e integrado com outras escolas.
2º Etapa: Abertura do Projeto
- Abertura Oficial –
Igreja Matriz
- Apresentação do
mural e tema
- Celebração da
palavra
- Apresentações
das escolas: “E.E Antônio Moreira de Queiroz”, “E.E. Dr. Mariano da Rocha” e “Escola
Rainha da Paz”.
3º Etapa: Desenvolvimento do Projeto
- Palestras
- Oficina
com os alunos da Universidade Federal de Viçosa, retratando a memória cultural
da zona rural e urbana de Teixeiras.
- Resgatando
as raízes de Teixeiras - Apresentações de influências culturais- Festa Julina:
“Braços dados pela Paz” (“Esta festa tem origem em países católicos da Europa e,
portanto, seriam em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta
festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o
período colonial. Todos estes
elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos
culturais dos brasileiros (indígenas,
afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas
diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma
delas”)
-Apresentação e exposição dos
trabalhos afro-brasileiros confeccionados.
- O legado negro
através da culinária
- Músicas
- Seminário
- Trabalhos em
equipe
- Painéis
- Palestras
- Paródias,
- Faixas e cartazes
- Historiomusicando
-Lanche comunitário
(comidas típicas afro-brasileiras)
-Sessões
de filmes
-Trabalhos
artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes (professores e
alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
-Apresentação dos trabalhos
confeccionados.
- O legado negro
através da culinária
- Feira Cultural “Afro-Brasileira”
4º
Etapa: Encerramento do Projeto:
- Culminância: Apresentações
na praça Arthur Bernardes com as
escolas: “E.E. Dr. Mariano da Rocha”, “E.E. Antônio Moreira de Queiroz” e “Escola
Rainha da Paz”
4 - Cronograma:
- Março- Abril
- Idealização
- Maio
- Abertura oficial do Projeto
-
Apresentação do cartaz e teatro
- Palestra: Cláudia Rodrigues
Ana Maria da Silva Rubim
- Junho- Julho:
- Oficina: Graduandos da Universidade
Federal de Viçosa (Coordenação do professor Dr. Edson Soares Fialho)
- Festa Julina: Braços dados pela Paz
-Trabalhos artesanais
-Coreografias
-Maquetes
-Faixas e cartazes
-Painéis
-Trabalhos em equipe
- Agosto- Setembro:
- Auditório: Dia do Estudante
-Apresentação e exposição dos trabalhos
afro-brasileiros confeccionados
-O legado negro através da culinária,
músicas, paródias, poesias, cartazes
-Sessões de filmes
-Lanche comunitário (comidas típicas
afro-brasileiras)
-Feira Cultural “Afro-Brasileira”
-Outubro – Novembro
-Trabalhos
artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes e outros (professores
e alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
-Historiomusicando
-Seminário
-Palestra: Representantes do grupo Pró-
Afro -SRE
- Culminância e encerramento
-20/11/2011- Dia Nacional da Consciência
Negra
“Por um mundo sem
discriminação, sem preconceito.
Somos todos IGUAIS,
Podemos viver em
PAZ! ”
Conclusão:
É impossível falar de cultura brasileira sem destacar as
matrizes africanas que a compõem.
Assim, não existe a pretensão de concluir o presente
trabalho, mas sim levar constantemente ao sistema escolar as informações,
vivências, conteúdos e mentalidade que privilegiem a diversidade, aumentem a
auto-estima dos afro- brasileiros e
discutam o preconceito com bases conceituais com a seriedade e qualificação que
requer o tema.
ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE
QUEIROZ”
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Teixeiras - MG
Diretora: Maria Aparecida de Carvalho Queiroz
Supervisoras: Adriana Rigueira da Cruz
Cristina dos Santos
Ribas
Coordenadoras do Projeto:
Gabriela
Ferreira Soares (Professora de Geografia)
Maria
Nazareth Fialho (Professora de história)
ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MOREIRA DE
QUEIROZ”
TEIXEIRAS- MG
Projeto pedagógico
Interdisciplinar / 2011
Tema:
Somos IGUAIS,
Podemos viver em PAZ
1-
Marco Referencial:
1.1-
Marco Situacional:
O registro da nossa
história traz os feitos mais relevantes e o nome de seus heróis e
protagonistas. Mas, e os atores coadjuvantes? E o elenco dos bastidores?
Não é mais possível
trabalhar só “a história dos vencedores, ou radicalizarmos e explorarmos
somente a“ história dos vencidos. Chegou o momento de contemplarmos todos os
segmentos.
A Escola Estadual
“Antônio Moreira de Queiroz” pretende, em forma de projeto, realizar uma
proposta que proporcione aos educandos, situações que os levem a valorizar a
contribuição do negro no desenvolvimento, tanto no plano econômico, político e
cultural, como no estético, espiritual e ético, bem como a Educação Inclusiva.
1.2 – Marco Doutrinal:
Na perspectiva historiográfica da atualidade,
o povo é protagonista. Assim, é
preciso conhecer esse povo, pesquisando suas manifestações mais diversas.
Neste contexto de globalização, é urgente conhecermos os
nossos valores para que não estejamos sujeitos à dominação cultural imposta
pela força econômica. Esta é a proposta pedagógica da disciplina História, de
nossa escola.
1.3 – Marco Operativo:
Pretendemos realizar um trabalho integrado com
as escolas: Centro Educacional Rainha da Paz e “Escola Estadual Dr. Mariano da
Rocha” ; trabalho esse de caráter interdisciplinar, onde possamos temporalizar
e localizar os acontecimentos que, de uma maneira geral, envolvem o preconceito
e a discriminação em nosso país, associando os eventos históricos, culturais ou
científicos à necessidade da Paz.
Buscaremos
oportunizar aos nossos alunos discutir, opinar, reivindicar direitos, conhecer
deveres e, principalmente, agir para a mudança, por um mundo sem discriminação,
sem preconceito e principalmente respeitando as diferenças. Afinal, somos todos
iguais e podemos viver na Paz.
2 – Diagnóstico
da realidade
Na atualidade já é
prática freqüente o desenvolvimento de projetos que visam a ampliação das
atividades restritas ao espaço circunscrito à escola.
Há, também, entre os
professores de todas as esferas, uma necessidade de entrosamento e conhecimento
da realidade dos conteúdos que norteiam as demais disciplinas.
A Lei Federal 10639/03 trata da obrigatoriedade da
temática “História e Cultura Afro- Brasileira”. No entanto, a nossa proposta de
trabalho vai muito além da mesma, uma vez que temos também o intuito de
despertar o interesse dos nossos alunos por conteúdos que os levem a ler,
refletir, conhecer, debater permanentemente a questão étnico-racial, como também
a educação inclusiva , além de criar meios eficientes à inserção deste tema
dentro e fora da escola.
Dessa forma,
pretende-se influenciar positivamente na ampliação da auto-estima, propiciando
um trabalho mais consciente relacionado ao auto-conhecimento e à consciência
corporal do aluno, ampliar criticamente as reflexões sobre a auto-imagem
pessoal e de grupo, e, através do processo de redescobrimento de sua origem,
rememorar memórias, a fim de beneficiar o conhecimento de sua ancestralidade e
da cultura de seu município.
Consideramos
de suma importância o estreitamento da relação Superintendência Regional de
Ensino, Universidade Federal de Viçosa, professores, pais e alunos, já que, nos
dias de hoje, constituem o alvo maior de toda a comunidade escolar.
3 –
Programação:
3.1- Objetivos:
- Realizar um
trabalho integrado com outras escolas e de caráter interdisciplinar
- Promover
atividades culturais periódicas no sentido de valorizar e desmistificar a cultura
afro-brasileira
- Ampliar a visão
dos conteúdos ministrados em sala de aula
- Despertar o
interesse por temas que levarão ao conhecimento de textos de diversos gêneros
- Ler, comentar e
interpretar fatos a partir de livros paradidáticos
- Preparar os alunos
como agentes críticos, construtores e transformadores da sua própria história
3.2 – Estratégias
- Análise da
história de Teixeiras: cultura e legado afro no município
- Organizar com as
classes, paródias, poesias, redações
- Estudos
comparativos de músicas e/ou textos
- Trabalhos com
revistas e textos jornalísticos
- Realização de
palestras
- Organização de
debates, faixas e murais
3.3-Público Alvo
- Ensino
Fundamental (Primeiro ao Nono ano)
3.4- Equipe de apoio:
- Graduandos da UFV - Universidade Federal de Viçosa
Carla de Souza Rocha, Victor Carneiro, Diego Ingran
Lopes e Ana Carolina Santos e Silva
-Professor Coordenador:
Prof. Dr. Edson Soares Fialho
Chefe do Depto de Geografia da Universidade Federal
de Viçosa
Coordenador do Laboratório de Biogeografia e
Climatologia
- Representantes do grupo Pro-
Afro: Superintendência Regional de Ensino
3.5- Sugestões de participação dos conteúdos:
-História:
historiomusicando, temporalização, palestra, confecção de paradidáticos
-Geografia:
localização dos fatos, formação étnica do povo brasileiro
-Ciências
: Doenças e vacinas
-
Matemática: Gráficos, tabelas, porcentagens, levantamentos estatísticos
-Inglês:
Influências culturais, músicas, textos
-Português:
Textos, redações, reportagens, concurso de poemas
-Ciências:
Indústrias farmacêuticas, tratamento de água
-Artes:
Concurso de cartazes, apresentações artísticas, paródias
-Educação
Física: Esporte, danças, jogos
-
Atualidades, Geografia e História: Textos, reportagens, debates
-Ensino
religioso: Mensagens, confraternizações, cânticos
3.6-Metodologia (Propostas de atividades):
1º Etapa: Idealização
-
Realização de encontros, convites, confecções de camisas, reuniões de
planejamento e produção de um plano de trabalho sistematizado em forma de
projeto interdisciplinar e integrado com outras escolas.
2º Etapa: Abertura do Projeto
- Abertura Oficial –
Igreja Matriz
- Apresentação do
mural e tema
- Celebração da
palavra
- Apresentações
das escolas: “E.E Antônio Moreira de Queiroz”, “E.E. Dr. Mariano da Rocha” e “Escola
Rainha da Paz”.
3º Etapa: Desenvolvimento do Projeto
- Palestras
- Oficina
com os alunos da Universidade Federal de Viçosa, retratando a memória cultural
da zona rural e urbana de Teixeiras.
- Resgatando
as raízes de Teixeiras - Apresentações de influências culturais- Festa Julina:
“Braços dados pela Paz” (“Esta festa tem origem em países católicos da Europa e,
portanto, seriam em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta
festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o
período colonial. Todos estes
elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos
culturais dos brasileiros (indígenas,
afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas
diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma
delas”)
-Apresentação e exposição dos
trabalhos afro-brasileiros confeccionados.
- O legado negro
através da culinária
- Músicas
- Seminário
- Trabalhos em
equipe
- Painéis
- Palestras
- Paródias,
- Faixas e cartazes
- Historiomusicando
-Lanche comunitário
(comidas típicas afro-brasileiras)
-Sessões
de filmes
-Trabalhos
artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes (professores e
alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
-Apresentação dos trabalhos
confeccionados.
- O legado negro
através da culinária
- Feira Cultural “Afro-Brasileira”
4º
Etapa: Encerramento do Projeto:
- Culminância: Apresentações
na praça Arthur Bernardes com as
escolas: “E.E. Dr. Mariano da Rocha”, “E.E. Antônio Moreira de Queiroz” e “Escola
Rainha da Paz”
4 - Cronograma:
- Março- Abril
- Idealização
- Maio
- Abertura oficial do Projeto
-
Apresentação do cartaz e teatro
- Palestra: Cláudia Rodrigues
Ana Maria da Silva Rubim
- Junho- Julho:
- Oficina: Graduandos da Universidade
Federal de Viçosa (Coordenação do professor Dr. Edson Soares Fialho)
- Festa Julina: Braços dados pela Paz
-Trabalhos artesanais
-Coreografias
-Maquetes
-Faixas e cartazes
-Painéis
-Trabalhos em equipe
- Agosto- Setembro:
- Auditório: Dia do Estudante
-Apresentação e exposição dos trabalhos
afro-brasileiros confeccionados
-O legado negro através da culinária,
músicas, paródias, poesias, cartazes
-Sessões de filmes
-Lanche comunitário (comidas típicas
afro-brasileiras)
-Feira Cultural “Afro-Brasileira”
-Outubro – Novembro
-Trabalhos
artesanais confeccionados com palhas, bambus, galhos, sementes e outros (professores
e alunos da Educação Infantil até o Quinto ano)
-Historiomusicando
-Seminário
-Palestra: Representantes do grupo Pró-
Afro -SRE
- Culminância e encerramento
-20/11/2011- Dia Nacional da Consciência
Negra
“Por um mundo sem
discriminação, sem preconceito.
Somos todos IGUAIS,
Podemos viver em
PAZ! ”
Conclusão:
É impossível falar de cultura brasileira sem destacar as
matrizes africanas que a compõem.
Assim, não existe a pretensão de concluir o presente
trabalho, mas sim levar constantemente ao sistema escolar as informações,
vivências, conteúdos e mentalidade que privilegiem a diversidade, aumentem a
auto-estima dos afro- brasileiros e
discutam o preconceito com bases conceituais com a seriedade e qualificação que
requer o tema.