segunda-feira, 9 de julho de 2012



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA



SANDRA MÁRCIA LACOQUE NEVES COMPER



A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS



  

SÃO JOÃO DEL-REI
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA


  
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS


Projeto apresentado ao curso ... como um dos pré-requisitos para obtenção do título de especialista em Educação Empreendedora.


SANDRA MÁRCIA LACOQUE NEVES COMPER


Professor/ Orientador  Magda Ferreira



SÃO JOÃO DEL-REI
2011
SUMÁRIO

1.
Introdução....................................................................................           
01
2.
Justificativa...................................................................................
02
3.
Objetivos.......................................................................................
03
4.
Formulação do Problema..............................................................
04
5.
Hipóteses......................................................................................
04
6.
Referencial Teórico.......................................................................
04
7.
Metodologia..................................................................................
05
8.
Cronograma de Execução............................................................
06

Referências Bibliográficas.............................................................
07
     
Anexos .........................................................................................  
08

 1. INTRODUÇÃO

            Percebe-se a cada dia mais a necessidade incontestável de se preservar o meio ambiente. Tarefa essa que, apesar de não se constituir fácil pela dificuldade, muitas vezes encontrada, em conscientizar a população como um todo, também não deve ser considerada impossível, visto que através de pequenos movimentos, dentro do próprio ambiente escolar, pode-se, aos poucos, difundir a ideia de desenvolvimento sustentável. É este o desejo da pedagogia empreendedora que, “neste sentido, ousado, na medida em que supera os métodos educacionais baseados na tradicional e de enfoque tecnicista, do modelo bancário de ensinar e aprender. Propõe-se, ainda, à mudança de paradigmas na forma que o sujeito possui de ler e interpretar o mundo, tornando-se assim protagonista de sua história”.
            Dessa forma, opta-se por desenvolver um trabalho a respeito da possibilidade de conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente através da reutilização de materiais descartáveis, pelo fato de perceber que inúmeras famílias no Brasil e no mundo, sobrevivem ou complementam sua renda pela coleta de materiais reutilizáveis que, na maioria das vezes são vendidos para reciclagem em indústrias; e em outros casos são recolhidos com a finalidade de transformação desses materiais em produtos para consumo próprio ou artesanato.
            Cita-se como mera ilustração da afirmação acima, a reutilização do óleo de cozinha em sabão sólido ou líquido que, além de serem consumidos pelas pessoas que o transformam, são vendidos, tornando-se algumas vezes, a única renda da família. Outro exemplo é coleta de latinhas de alumínio, que são vendidas, porém, a parte superior que tem como finalidade abrir a lata, mais conhecida como “anel”, é muito utilizada na fabricação de artesanato, com a finalidade de comercialização, gerando lucros e constituindo-se, ambas as formas de reutilização, dentro dos padrões formais, uma forma de demonstração e prática da educação empreendedora. Além de poder utilizá-lo para confeccionar partes de roupas.
            Ressalta-se ainda, o fato de haver na comunidade famílias que sobrevivem da venda, em feiras semanais e na própria casa, de artigos artesanais fabricados pelos próprios membros: peças de crochê nas quais são acrescentadas anéis de latinhas, cintos, bolsas, blusas, tiaras, entre outras. Essas famílias praticam o empreendedorismo, pois foi através de alguma situação imprevisível que vieram a utilizar a criatividade e sanar suas dificuldades, disponibilizando dessa maneira, a venda de seus produtos, bem como para o seu próprio sustento, além de beneficiarem indiretamente outras famílias, com os ensinamentos da confecção dessa atividade artesanal, propicia economia ao país e a preservação do meio ambiente. Essa atitude está vinculada a Pedagogia Empreendedora, pois essas famílias imaginaram, desenvolveram, muitas vezes disseminaram suas ideias e, consequentemente conseguiram concretizá-las, promovendo a melhoria das condições de vida da sociedade, tornando-se assim os protagonistas de suas histórias e adquirindo autonomia e emancipação, pois concentraram-se em seus objetivos e confiaram em seus próprios valores.
            Além do artesanato feito aproveitando-se os anéis das latinhas, outras pessoas da comunidade, complementam sua renda produzindo e comercializando artigos de decoração utilizando-se de garrafas pet.  
            Explicita-se o fato de que alguém que trabalhe com artesanato, aprendeu
com outra pessoa, e essa ação pode ser disseminada, pelo fazer de um profissional da educação, através de um trabalho direcionado a seus alunos, com o objetivo de atingir outros membros da comunidade escolar, tornando possível que essa prática esteja presente entre diversos seguimentos da sociedade.
            Então, acrescenta-se que, dessa maneira estará acontecendo uma conscientização a respeito da preservação do meio ambiente, através de meios pedagógicos, com a finalidade de levar as pessoas a entender a reutilização de materiais como forma de geração de lucros, ou seja, empreendedorismo.

2. JUSTIFICATIVA

         Tal estudo se justifica pelo fato de que na realidade, como afirmam Sanches e Costa (2008), o destino dos resíduos sólidos descartados dia-a-dia pela população traz sérias consequências causadas pelo manejo inadequado do lixo, assim como necessidade de mostrar algumas das alternativas para amenizar os impactos, ambiental e social gerados pelo problema, que é inerente e ao mesmo tempo prejudicial à condição da vida humana.
O tema proposto mostra-se, além de sua atualidade, de imprescindível relevância para toda a sociedade, por constituir-se parte da questão do desenvolvimento sustentável, indispensável à colaboração para a preservação do meio ambiente.
            Procura-se através da educação ambiental esclarecer que a única forma de minimizar a problemática do acúmulo do lixo e, consequentemente, a degradação ambiental e social, que resulta na ameaça à saúde pública, é a redução do acúmulo de lixo, que pode ser feito através do consumo consciente e do reaproveitamento dos materiais que seriam descartados.
            Assim, pretende-se pesquisar, buscando na realidade de algumas famílias da comunidade, algumas formas de redução, reutilização e reciclagem do lixo produzido, que apesar de considerada trabalhosa em seu processo, constitui-se compensadora pelo seu resultado final, visto que influencia tanto em questões ambiental-social quanto financeira, essa é a visão da pedagogia empreendedora.


3. OBJETIVOS

Objetivo Geral

            Apresentar formas possíveis, através da pedagogia empreendedora, de transformar materiais considerados descartáveis e inutilizáveis em produção de artesanato para fins de comercialização, a fim de gerar lucros que serão convertidos em benefício da renda financeira de famílias que adotem a postura da reutilização em prol do bem comum da sociedade, no que diz respeito à preservação do meio ambiente e ao destino dado ao lixo.

Objetivos Específicos

  • Explicitar como a pedagogia empreendedora pode conscientizar a necessidade de preservação do meio ambiente;
  • Exemplificar meios variados de reutilização de materiais considerados inúteis pela sua transformação em artesanato;
  • Comprovar que o artesanato feito através de materiais reutilizados pode constituir uma forma de geração de lucros através de sua comercialização;
  • Analisar situações reais que possam comprovar a possibilidade do que a educação, formal ou informal, pode contribuir para tal empreendedorismo.

4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

         Por que deixar que a falta de conscientização a respeito do problema do lixo afete de forma tão contundente o meio ambiente, sem que se faça nenhuma intervenção?

5. HIPÓTESE

            É possível criar situações através das quais, de forma gradativa, porém, eficaz, por meio da educação, de se iniciar um processo de conscientização da necessidade da preservação do meio ambiente, propondo sugestões que atraiam a atenção tanto dos alunos, quanto dos demais membros da comunidade escolar.
            As pessoas devem conhecer formas, talvez antes nunca imaginadas, de melhorar o meio onde vive e ao mesmo tempo, melhorar sua própria condição de vida. Apresentar, através da educação que a reutilização de materiais descartados na produção de artesanato para utilização própria e/ou sua comercialização é uma das maneiras pelas quais se pode iniciar o processo de conscientização.
            Essa é uma prática que pode ser comprovada, visto que na comunidade encontram-se exemplos da possibilidade e sucesso de sua aplicação, com todos os benefícios citados anteriormente.

6. REFERENCIAL TEÓRICO

            Sanches e Costa (2008) afirmam que processar os resíduos sólidos: domésticos, industriais e hospitalares, de forma adequada, custa caro e exige técnica e equipamentos de apoio específicos, que, na realidade, não cabe no orçamento das Prefeituras Municipais. Dessa forma, parte da coleta e do transporte do lixo, é feita de forma amadora em carrocerias abertas e sem nenhum cuidado específico.
Além disso, os depósitos são a céu aberto, em pontos da zona rural, sem nenhuma divisão isolante que impeça a entrada de animais domésticos ou pessoas. Fato esse, de tal forma agravante, que favorece a contaminação de pessoas e animais, do lençol freático, dos rios e das áreas verdes.
Ainda de acordo com os jornalistas, com o aumento da demanda de produtos no mercado e a procura de bens de consumo e duráveis, a produção teve um crescimento acelerado nos últimos anos. O resultado foi o aumento do processo de extração de matéria-prima e um consumo de energia cada vez maior. Tudo isso faz com que a quantidade de lixo também cresça na mesma proporção. A geração de lixo está ligada diretamente ao consumo.

Quanto mais se compra, mais lixo é gerado, criando um sério problema ambiental, principalmente nas grandes cidades. A utilização de material reciclado pode ser uma boa alternativa para quem deseja minimizar a degradação da natureza e, ao mesmo tempo, garantir renda.         (SANCHES E COSTA, 2008, p. 12)

Além de comercializar os seus produtos, o artesão pode realizar oficinas em comunidades carentes, procurando sempre conscientizar os participantes para a importância de se preservar o meio ambiente e realizar a coleta de lixo.
Dessa forma, através da educação informal, neste caso específico, estar-se-á ensinando as pessoas a verem o lixo de outra forma e ainda conseguir um meio de renda. Para conseguir o material necessário à produção do artesanato, pode-se procurar parcerias e contar com a ajuda de parentes, vizinhos e amigos, que passarão a doar o material que seria jogado no lixo.
Na opinião de Júnior e Matos (2007) o desafio que se coloca é o de elaborar uma educação ambiental inovadora que seja crítica e voltada para a transformação social através da prática de reutilização, buscando em seu conteúdo relacionar os diversos níveis do homem – social, econômico, político, afetivo – à educação. Assim, para administrar os riscos ambientais existe a necessidade de iniciativas com o objetivo de ampliar a participação das pessoas no processo de preservação e garantir um aumento no nível de consciência ambiental, ainda com a possibilidade de geração de lucros.

7. METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, por ser eficiente na análise de questões relacionadas com educação. A opção se fez envolver a obtenção descritiva enfatizando-se o processo e o produto e se preocupando em retratar a perspectiva do participante.
Segundo Severino (1986) a pesquisa qualitativa responde à questões muito particulares e se preocupa, nas ciências sociais, com o nível de realidade que não pode ser quantificado. Na busca de conhecer os trabalhos realizados sobre o tema proposto, busca-se respaldo em autores que já desenvolveram pesquisas a este relacionadas.
Na opinião de Cervo e Bervian (1983) fazer pesquisa é o meio de formação por excelência. Enquanto houver complicação de um assunto, pode-se considerá-Io o início de qualquer pesquisa científica. Isto porque há possibilidade de um aprofundamento teórico do termo abordado, dada a possibilidade de se captar a percepção de diferenciados autores sobre o tema pesquisado.
"Estabelecido e delimitado o tema de trabalho e formulado o problema e a hipótese, o próximo passo é o levantamento da documentação existente sobre o assunto. É uma fase heurística, ciência técnica e arte da pesquisa de documentos. Desencadeia-se uma série de procedimentos para localização e busca metódica dos documentos que podem interessar o tema discutido "(SEVERINO, 1986, p.150).

Pretende-se utilizar como instrumento para a coleta de dados a serem analisados, a entrevista a artesãos que realizam a prática de reutilização de materiais descartáveis. A escolha da entrevista se deu pela perspectiva da pesquisa afirmada abaixo:

"Na entrevista a relação que se cria é de interação, havendo uma atmosfera de influência recíproca entre o que pergunta e quem responde (...). A grande vantagem da entrevista sobre outras técnicas é que ela permite a capacitação imediata e corrente de informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante sobre os mais variados tópicos (...) como se com indivíduos ou com grupos a entrevista permite correções, esclarecimentos e adaptações que tornam sobre maneira eficaz na obtenção das informações desejadas" (SEVERINO, 1986, p.36).


8. CRONOGRAMA



MÊS

OBJETIVOS

AÇÕES

Setembro

Delimitar o tema

- Realização do pré-projeto.

Outubro

Aprofundar a pesquisa
- Selecionar e organizar a literatura a ser pesquisada para futuro registro.

Novembro

Definir a organização do TCC em capítulos

Realizar a pesquisa de campo

- Continuar a pesquisa e escrever a fundamentação teórica sobre o tema – dividida em capítulos;
- Elaborar e realizar a entrevista aos sujeitos que irão constituir fonte de análise.

Dezembro

Realizar a análise e discussão dos dados coletados e concluir a pesquisa
- Analisar o texto e sua fundamentação teórica juntamente com os resultados obtidos através da entrevista. - solicitar a orientação do tutor sobre o desenvolvimento do trabalho, para a sua finalização.


 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CERVO, A. L. e BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

JUNIOR, E. C. e MATOS, M. M. Lixo e cidadania: a reciclagem como fator de preservação ambiental e qualidade de vida. São Paulo: Franca, 2007.

SANCHES, C. e COSTA, W. Resíduos sólidos: problema inadiável. Núcleo de Eco-jornalistas de Alagoas. O Jornal. 05 de março de 2008.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1985.
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