UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
NÚCLEO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
SANDRA MÁRCIA LACOQUE NEVES COMPER
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS
DA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS
SÃO JOÃO DEL-REI
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
NÚCLEO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS
DA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS
Projeto apresentado ao curso ... como um dos
pré-requisitos para obtenção do título de especialista em Educação
Empreendedora.
SANDRA MÁRCIA LACOQUE
NEVES COMPER
Professor/ Orientador Magda Ferreira
SÃO JOÃO DEL-REI
2011
SUMÁRIO
1.
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Introdução....................................................................................
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01
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2.
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Justificativa...................................................................................
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02
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3.
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Objetivos.......................................................................................
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03
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4.
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Formulação do
Problema..............................................................
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04
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5.
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Hipóteses......................................................................................
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04
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6.
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Referencial
Teórico.......................................................................
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04
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7.
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Metodologia..................................................................................
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05
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8.
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Cronograma de Execução............................................................
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06
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Referências
Bibliográficas.............................................................
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07
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Anexos
.........................................................................................
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08
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1. INTRODUÇÃO
Percebe-se a cada dia mais a necessidade incontestável de
se preservar o meio ambiente. Tarefa essa que, apesar de não se constituir
fácil pela dificuldade, muitas vezes encontrada, em conscientizar a população
como um todo, também não deve ser considerada impossível, visto que através de
pequenos movimentos, dentro do próprio ambiente escolar, pode-se, aos poucos,
difundir a ideia de desenvolvimento sustentável. É este o desejo da pedagogia
empreendedora que, “neste sentido, ousado, na medida em que supera os métodos
educacionais baseados na tradicional e de enfoque tecnicista, do modelo
bancário de ensinar e aprender. Propõe-se, ainda, à mudança de paradigmas na
forma que o sujeito possui de ler e interpretar o mundo, tornando-se assim
protagonista de sua história”.
Dessa forma, opta-se por desenvolver
um trabalho a respeito da possibilidade de conscientização da necessidade de
preservação do meio ambiente através da reutilização de materiais descartáveis,
pelo fato de perceber que inúmeras famílias no Brasil e no mundo, sobrevivem ou
complementam sua renda pela coleta de materiais reutilizáveis que, na maioria
das vezes são vendidos para reciclagem em indústrias; e em outros casos são
recolhidos com a finalidade de transformação desses materiais em produtos para
consumo próprio ou artesanato.
Cita-se como mera ilustração da
afirmação acima, a reutilização do óleo de cozinha em sabão sólido ou líquido
que, além de serem consumidos pelas pessoas que o transformam, são vendidos,
tornando-se algumas vezes, a única renda da família. Outro exemplo é coleta de
latinhas de alumínio, que são vendidas, porém, a parte superior que tem como
finalidade abrir a lata, mais conhecida como “anel”, é muito utilizada na
fabricação de artesanato, com a finalidade de comercialização, gerando lucros e
constituindo-se, ambas as formas de reutilização, dentro dos padrões formais,
uma forma de demonstração e prática da educação empreendedora. Além de poder
utilizá-lo para confeccionar partes de roupas.
Ressalta-se ainda, o fato de haver
na comunidade famílias que sobrevivem da venda, em feiras semanais e na própria
casa, de artigos artesanais fabricados pelos próprios membros: peças de crochê
nas quais são acrescentadas anéis de latinhas, cintos, bolsas, blusas, tiaras,
entre outras. Essas famílias praticam o empreendedorismo, pois foi através de
alguma situação imprevisível que vieram a utilizar a criatividade e sanar suas
dificuldades, disponibilizando dessa maneira, a venda de seus produtos, bem
como para o seu próprio sustento, além de beneficiarem indiretamente outras
famílias, com os ensinamentos da confecção dessa atividade artesanal, propicia
economia ao país e a preservação do meio ambiente. Essa atitude está vinculada
a Pedagogia Empreendedora, pois essas famílias imaginaram, desenvolveram,
muitas vezes disseminaram suas ideias e, consequentemente conseguiram
concretizá-las, promovendo a melhoria das condições de vida da sociedade,
tornando-se assim os protagonistas de suas histórias e adquirindo autonomia e
emancipação, pois concentraram-se em seus objetivos e confiaram em seus
próprios valores.
Além do artesanato feito
aproveitando-se os anéis das latinhas, outras pessoas da comunidade,
complementam sua renda produzindo e comercializando artigos de decoração
utilizando-se de garrafas pet.
Explicita-se o fato de que alguém
que trabalhe com artesanato, aprendeu
com
outra pessoa, e essa ação pode ser disseminada, pelo fazer de um profissional
da educação, através de um trabalho direcionado a seus alunos, com o objetivo
de atingir outros membros da comunidade escolar, tornando possível que essa
prática esteja presente entre diversos seguimentos da sociedade.
Então, acrescenta-se que, dessa
maneira estará acontecendo uma conscientização a respeito da preservação do
meio ambiente, através de meios pedagógicos, com a finalidade de levar as
pessoas a entender a reutilização de materiais como forma de geração de lucros,
ou seja, empreendedorismo.
2. JUSTIFICATIVA
Tal
estudo se justifica pelo fato de que na realidade, como afirmam Sanches e Costa
(2008), o destino dos resíduos
sólidos descartados dia-a-dia pela população traz sérias consequências causadas
pelo manejo inadequado do lixo, assim como necessidade de mostrar algumas das
alternativas para amenizar os impactos, ambiental e social gerados pelo
problema, que é inerente e ao mesmo tempo prejudicial à condição da vida humana.
O tema proposto mostra-se, além de sua atualidade, de
imprescindível relevância para toda a sociedade, por constituir-se parte da
questão do desenvolvimento sustentável, indispensável à colaboração para a
preservação do meio ambiente.
Procura-se através da educação
ambiental esclarecer que a única forma de minimizar a problemática do acúmulo
do lixo e, consequentemente, a degradação ambiental e social, que resulta na
ameaça à saúde pública, é a redução do acúmulo de lixo, que pode ser feito
através do consumo consciente e do reaproveitamento dos materiais que seriam
descartados.
Assim, pretende-se pesquisar,
buscando na realidade de algumas famílias da comunidade, algumas formas de redução,
reutilização e reciclagem do lixo produzido, que apesar de considerada
trabalhosa em seu processo, constitui-se compensadora pelo seu resultado final,
visto que influencia tanto em questões ambiental-social quanto financeira, essa
é a visão da pedagogia empreendedora.
3. OBJETIVOS
Objetivo Geral
Apresentar formas possíveis, através
da pedagogia empreendedora, de transformar materiais considerados descartáveis
e inutilizáveis em produção de artesanato para fins de comercialização, a fim
de gerar lucros que serão convertidos em benefício da renda financeira de
famílias que adotem a postura da reutilização em prol do bem comum da
sociedade, no que diz respeito à preservação do meio ambiente e ao destino dado
ao lixo.
Objetivos Específicos
- Explicitar como a pedagogia
empreendedora pode conscientizar a necessidade de preservação do meio
ambiente;
- Exemplificar meios variados de
reutilização de materiais considerados inúteis pela sua transformação em
artesanato;
- Comprovar que o artesanato feito através
de materiais reutilizados pode constituir uma forma de geração de lucros
através de sua comercialização;
- Analisar situações reais que possam
comprovar a possibilidade do que a educação, formal ou informal, pode contribuir
para tal empreendedorismo.
4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Por
que deixar que a falta de conscientização a respeito do problema do lixo afete
de forma tão contundente o meio ambiente, sem que se faça nenhuma intervenção?
5. HIPÓTESE
É possível criar situações através
das quais, de forma gradativa, porém, eficaz, por meio da educação, de se
iniciar um processo de conscientização da necessidade da preservação do meio
ambiente, propondo sugestões que atraiam a atenção tanto dos alunos, quanto dos
demais membros da comunidade escolar.
As pessoas devem conhecer formas,
talvez antes nunca imaginadas, de melhorar o meio onde vive e ao mesmo tempo,
melhorar sua própria condição de vida. Apresentar, através da educação que a
reutilização de materiais descartados na produção de artesanato para utilização
própria e/ou sua comercialização é uma das maneiras pelas quais se pode iniciar
o processo de conscientização.
Essa é uma prática que pode ser
comprovada, visto que na comunidade encontram-se exemplos da possibilidade e
sucesso de sua aplicação, com todos os benefícios citados anteriormente.
6. REFERENCIAL TEÓRICO
Sanches e Costa (2008) afirmam que processar os resíduos sólidos: domésticos, industriais e
hospitalares, de forma adequada, custa caro e exige técnica e equipamentos de
apoio específicos, que, na realidade, não cabe no orçamento das Prefeituras
Municipais. Dessa forma, parte da coleta e do transporte do lixo, é feita de
forma amadora em carrocerias abertas e sem nenhum cuidado específico.
Além disso, os depósitos são a céu aberto, em pontos da
zona rural, sem nenhuma divisão isolante que impeça a entrada de animais
domésticos ou pessoas. Fato esse, de tal forma agravante, que favorece a
contaminação de pessoas e animais, do lençol freático, dos rios e das áreas
verdes.
Ainda de acordo com os jornalistas, com o aumento da
demanda de produtos no mercado e a procura de bens de consumo e duráveis, a
produção teve um crescimento acelerado nos últimos anos. O resultado foi o
aumento do processo de extração de matéria-prima e um consumo de energia cada
vez maior. Tudo isso faz com que a quantidade de lixo também cresça na mesma
proporção. A geração de lixo está ligada diretamente ao consumo.
Quanto
mais se compra, mais lixo é gerado, criando um sério problema ambiental,
principalmente nas grandes cidades. A utilização de material reciclado pode ser
uma boa alternativa para quem deseja minimizar a degradação da natureza e, ao
mesmo tempo, garantir renda.
(SANCHES E COSTA, 2008, p. 12)
Além de comercializar os seus produtos, o artesão pode realizar
oficinas em comunidades carentes, procurando sempre conscientizar os
participantes para a importância de se preservar o meio ambiente e realizar a
coleta de lixo.
Dessa forma, através da educação informal, neste caso
específico, estar-se-á ensinando as pessoas a verem o lixo de outra forma e ainda
conseguir um meio de renda. Para conseguir o material necessário à produção do
artesanato, pode-se procurar parcerias e contar com a ajuda de parentes,
vizinhos e amigos, que passarão a doar o material que seria jogado no lixo.
Na opinião de Júnior
e Matos (2007) o desafio que se
coloca é o de elaborar uma educação ambiental inovadora que seja crítica e
voltada para a transformação social através da prática de reutilização,
buscando em seu conteúdo relacionar os diversos níveis do homem – social,
econômico, político, afetivo – à educação. Assim, para administrar os riscos
ambientais existe a necessidade de iniciativas com o objetivo de ampliar a
participação das pessoas no processo de preservação e garantir um aumento no
nível de consciência ambiental, ainda com a possibilidade de geração de lucros.
7. METODOLOGIA
Para a realização
deste trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, por ser eficiente na
análise de questões relacionadas com educação. A opção se fez envolver a
obtenção descritiva enfatizando-se o processo e o produto e se preocupando em
retratar a perspectiva do participante.
Segundo Severino
(1986) a pesquisa qualitativa responde à questões muito particulares e se
preocupa, nas ciências sociais, com o nível de realidade que não pode ser
quantificado. Na busca de conhecer os trabalhos realizados sobre o tema
proposto, busca-se respaldo em autores que já desenvolveram pesquisas a este relacionadas.
Na opinião de Cervo e
Bervian (1983) fazer pesquisa é o meio de formação por excelência. Enquanto
houver complicação de um assunto, pode-se considerá-Io o início de qualquer
pesquisa científica. Isto porque há possibilidade de um aprofundamento teórico
do termo abordado, dada a possibilidade de se captar a percepção de
diferenciados autores sobre o tema pesquisado.
"Estabelecido e delimitado o tema de trabalho
e formulado o problema e a hipótese, o próximo passo é o levantamento da
documentação existente sobre o assunto. É uma fase heurística, ciência técnica
e arte da pesquisa de documentos. Desencadeia-se uma série de procedimentos
para localização e busca metódica dos documentos que podem interessar o tema
discutido "(SEVERINO,
1986, p.150).
Pretende-se utilizar
como instrumento para a coleta de dados a serem analisados, a entrevista a
artesãos que realizam a prática de reutilização de materiais descartáveis. A
escolha da entrevista se deu pela perspectiva da pesquisa afirmada abaixo:
"Na entrevista a relação que se cria é de interação, havendo uma
atmosfera de influência recíproca entre o que pergunta e quem responde (...). A grande vantagem da entrevista sobre outras
técnicas é que ela permite a capacitação imediata e corrente de informação
desejada, praticamente com qualquer tipo de informante sobre os mais variados
tópicos (...) como se com indivíduos ou com grupos a entrevista permite
correções, esclarecimentos e adaptações que tornam sobre maneira eficaz na
obtenção das informações desejadas" (SEVERINO, 1986, p.36).
8. CRONOGRAMA
MÊS
|
OBJETIVOS
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AÇÕES
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Setembro
|
Delimitar
o tema
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- Realização do pré-projeto.
|
Outubro
|
Aprofundar a pesquisa
|
- Selecionar e organizar a literatura a ser pesquisada para futuro
registro.
|
Novembro
|
Definir a organização do TCC em
capítulos
Realizar a pesquisa de campo
|
- Continuar a pesquisa e escrever a fundamentação teórica sobre o tema –
dividida em capítulos;
- Elaborar e realizar a entrevista aos sujeitos
que irão constituir fonte de análise.
|
Dezembro
|
Realizar a análise e discussão
dos dados coletados e concluir a pesquisa
|
- Analisar o texto e sua fundamentação teórica juntamente com os
resultados obtidos através da entrevista. - solicitar a orientação do tutor
sobre o desenvolvimento do trabalho, para a sua finalização.
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CERVO, A. L. e
BERVIAN, P. A. Metodologia Científica.
São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
JUNIOR, E. C. e MATOS, M. M. Lixo e cidadania: a reciclagem como fator de preservação
ambiental e qualidade de vida. São Paulo: Franca, 2007.
SANCHES, C. e COSTA,
W. Resíduos sólidos: problema inadiável. Núcleo de Eco-jornalistas de Alagoas. O Jornal. 05 de março
de 2008.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1985.
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